BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ATIVIDADE


01 - Relacionar as letras de música abaixo com as escolas literárias indicadas: O

.Trovador

Altemar Dutra(Composição: (Jair Amorin / Evaldo Gouveia)

É uma cantiga de amor ,na qual o eu – lírico, trata a amada de forma carinhosa” sinhá mocinha de olhar fugaz “e com gentileza a chama de-Sinhá mocinha- .
Escola literária : trovadorismo.


.Queixa

Caetano Veloso ( Composição: N.Siqueira / E. Neves.)

É uma cantiga de escánio e de maldizer, que eu lírico reclama a amada por ela desprezar o seu amor, utilizando ambigüidade. A influência da visão teocêntrica “Mas Deus não quer que eu fique mudo”. Como também, quando diz:” Serpente, nem sente que me envenenou” faz referência bíblia , a serpente causadora pecado , que leva o mal .
Escola literária: trovadorismo.

.Sozinho

Caetano Veloso(Composição: Peninha)

É uma cantiga de amor, em que o eu lírico suplica a atenção da amada, o qual se sente sozinho e infeliz por não tê-la a seu lado,” Por que você me deixa tão solto? Por que você não cola em mim?Tô me sentindo muito sozinho!”.O amor não correspondido :“ Por que você me esquece e some?”.
Escola literária: trovadorismo.

.Incelença pro amor retirante
(Elomar)

É uma cantiga de amigo, em que o eu lírico fala da saudade em que a amada deixou,depois que foi embora.Característica religiosa nas composições:”Nunca vou te deixar Por Deus nosso Senhor”.A falta em que a amada faz e capaz de faze-ló escutar:” Mas já pela madrugadaOuço o canto da amadaDo grilo cantadorGeme os rebanhos na auroraMugindo cadê a senhora”

0 comentários: